A princípio, patologias referem-se na construção civil aos diversos danos que ocorrem nas edificações como fissuras, trincas e infiltrações. Com isso, um desses casos que afligem os especialistas em obras é a eflorescência, este problema é bem frequente, constitui-se no surgimento de manchas esbranquiçadas na superfícies de paredes e chãos. 

Saiba como isso acontece, e como evitá-las.

Como ocorre a eflorescência?

A eflorescência acontece em materiais porosos (argamassa, concreto, cerâmica, pedra e tijolo) é isso acontece no momento que a pedra se infiltra, ela desenvolve sais presentes no cimento e na cal, necessariamente o hidróxido de cálcio. Esse processo acontece, quando os sais alcançam a superfície no decorrer da evaporação da água e se consolidam ao reagir com a dióxido de carbono no ar, idealizando depósitos. A consequência desse processo químico são as manchas que interferem no resultado dos acabamentos, as comuns são de cor branca porém, podem ser de um esverdeado, caso a água infiltrada se fundir com fungos e lodo.

Por qual motivo a eflorescência acontece?

Nesse sentido, o próprio material usado nas construções possua uma alta proporção de sais solúveis ou na preparação tenha exageros de água. Além disto, impurezas na areia, rebocos ou rejuntes, selante das juntas de movimentação e uma pressão hidrostática facilitando à transmissão das moléculas de sal colaboram para o surgimento dessa reação química.

A causa da eflorescência pode ser entendida também: 

  • No ambiente quente e úmido demais;
  • No momento em que a pintura é realizada sobre o reboco ainda úmido, não respeitando o tempo necessário que no mínimo são 28 dias;
  • Quando é realizado a limpeza de revestimentos cerâmicos com ácidos concentrados sem lavagem seguida.

Como evitar que a eflorescência apareça?

Dessa maneira, para evitar as manchas esbranquiçadas e deixar suas paredes e pisos com uma aparência boa, existem alguns cuidados que podem evitar. O passo inicial, é a própria escolha do cimento, preferindo um cimento com menos concentração de hidróxido de cálcio. 

Algumas outras ações:

  • Efetuar manutenções preventivas;
  • Aderir aditivos impermeabilizantes;
  • Manta impermeável sobre o solo e sob o revestimento;
  • Realizar o uso de cerâmica esmeralda com uma boa qualidade.

De que modo remover a eflorescência?

Se por acaso, essa reação química já tenha aparecido nas superfícies da sua edificação você pode tentar remover. Utilizar ácido é uma opção simples como ( acético, sulfâmico ) para retirar as manchas. Com isso, sempre é necessário lembrar de verificar a quantidade e a maneira de utilizar de acordo com o fabricante para não danificar mais. Finalizar o processo com bastante água, é extremamente necessário para obter o resultado desejado.

Portanto, se o estado de degradação da superfície estiver avançado,  pode ser que seja necessário realizar uma nova camada de revestimento e verificar com mais atenção a origem de infiltração.