A princípio, o estímulo à organização, realização de exercícios físicos, cursos e cuidados com outras atividades em casa é um grande incentivo para quem está participando do isolamento social, por efeito do Covid-19. Contudo, essas recomendações tiveram uma proporção excessiva, prejudicando a saúde mental de muitos.
Com isso, é necessário filtrar as funções possíveis de serem executadas, ou seja, manter boa produtividade na execução dos afazeres, não deixando de lado o autocuidado. Estamos vivendo um momento de crise mundial, em que todos estão vivendo muitos conflitos externos e internos.
Nesse sentido, o equilíbrio é necessário para lidar com a angústia, ansiedade e ao mesmo tempo é indispensável algumas tarefas essenciais (trabalhos e afazeres domésticos).
Esse artigo, tem como finalidade oferecer algumas dicas para equilibrar sua produtividade e autocuidado em momentos de pandemia.
Priorize qualidade e não quantidade
Contudo, mesmo com a intensa cobrança para realizarmos algo durante o isolamento social, o ideal é valorizar a qualidade e não a quantidade. Essa recomendação já é bem conhecida dentro das empresas da medicina do trabalho, uma vez que é melhor realizar algo bem feito, ao invés de realizar uma quantidade de tarefas de má qualidade. É prioridade que você escolha poucas tarefas, por exemplo, se estiver trabalhando home office, estabeleça junto com a sua equipe tarefas que façam sentido para você e não se preocupe em realizar ocupações além, caso não esteja com disposição.
Organize a sua rotina
Em tempos de isolamento, com todos em casa, é importante que organize suas atividades para que obtenha resultados. Por exemplo, separar um determinado período do seu dia, praticar exercícios físicos, dar atenção para as pessoas que moram com você, acessar as redes sociais, entre outras prátcas.
Priorize o seu sono
É importante que você não troque seus horários de descanso pelo fato de estar trabalhando em casa, é necessário que o seu sono esteja em dia e que não ultrapasse seus limites trabalhando. Por esse motivo, separe suas devidas horas de sono para que não tenha problemas.
Por fim, estamos em tempos de crise que requer autocuidado e atenção com a pandemia do Covid-19. Porém não podemos deixar de lado a produtividade, além do mais que temos nossas atividades obrigatórias. Com alguns simples hábitos você consegue equilibrar a produtividade e o autocuidado para conseguir cuidar da sua saúde mental que são tão importantes quanto os cuidados do corpo.