A obra realizada no Cond. Ed. Avenida Paulista, localizado em uma região privilegiada de São Paulo, é um retrofit integral da fachada em um grande edifício comercial habitado. A Refix Engenharia participou ativamente do desenvolvimento da solução adotada, seus estudos preliminares de viabilidade foram fundamentais para definir escopo básico de serviços. O projeto da nova fachada possui o sistema structural glazing, do tipo stick em alumínio com vidro laminado, comumente chamada de “pele de vidro”, ficando totalmente envidraçada, adquirindo visual leve e limpo. As fachadas antigas, com caixilharia de ferro e vidro monolítico, completamente fora das normas vigentes, possuíam aparelhos de ares-condicionados instalados ao longo dela, o que interferiam no visual. Para viabilizar o sonho da pele de vidro foi desenvolvido um sistema de plataformas técnicas nos andares da lateral do edifício para instalação das condensadoras, livrando as fachadas principais. Ressalta-se do escopo básico a ser executado pela Refix: plataformas técnicas para apoio de aparelhos de ares-condicionados; passarelas de acesso no interior dos shafts existentes; instalação de portas corta-fogo no acesso aos shats; as tubulações de linhas frigorígenas até a porta dos conjuntos; o forro nos acessos dos elevadores; troca integral da caixilharia, instalação de ACM e impermeabilização. Destacam-se dois grandes diferenciais desta obra. O primeiro, é a adoção do sistema em anel, no sentido de cima de para baixo, ao invés do sistema por prumada. Assim, é preciso interferir apenas uma vez no conjunto. O segundo, é a execução do trabalho nos finais de semana, para evitar o barulho e os transtornos nos dias úteis, quando há atividade comercial. Desta forma, o Retrofit do trecho em questão tem início na sexta-feira à noite e conclui até domingo.

Ficha Técnica

COND. ED. AVENIDA PAULISTA

Local: Avenida Paulista

Serviço: Retrofit total da fachada; instalação de pele de vidro e ACM; execução de plataformas técnicas; impermeabilização

O Edifício Mercantil Finasa é um simbólico arranha-céu da cidade de São Paulo, construído no ano de 1974. Possui 30 andares e é majoritariamente ocupado por empresas de pequeno e médio porte.  Sua fachada torna-se marcante a partir do emprego de placas de mármore.  Esta solução garante um aspecto estético refinado e foi um dos focos dos serviços realizados pela nossa equipe durante o período de atuação da Refix Engenharia quando solicitada.

Fachadas pétreas são comuns e os elementos que as compõem muitas vezes são utilizados como ornamentos. Por vezes, atuam também como elementos estruturais e de revestimento. Ainda que durante a construção dos edifícios em geral sejam executadas revisões, é necessário garantir constantes manutenções pois todas as fachadas são suscetíveis ao surgimento de patologias, independentemente do tipo de revestimento. Quando há um comprometimento da funcionalidade do edifício por conta disso, pode-se desenvolver uma solução aliada à um Retrofit da Fachada.

O Retrofit

Para a execução e tratamento das patologias identificadas foi elaborado um projeto específico e adequado de modo a garantir a continuidade da marcante presença do edifício na cidade. Assim como os materiais empregados, o projeto tem importância decisiva no desempenho e durabilidade dos revestimentos que foram substituídos, principalmente quando foram encontrados quebrados.

De modo geral, a manifestação patológica em fachadas pétreas usualmente tem origem a partir da má aderência entre a placa e a argamassa de assentamento ou desta com o substrato. Em determinadas situações, questões bioclimáticas também interferem na qualidade e na segurança da instalação desse revestimento.

Tendo em vista o contexto esclarecido, foi estabelecido e executado um escopo de serviços no Edifício Mercantil Finasa que envolveu o Retrofit das quatro fachadas, a execução dos peitoris compondo a sua identidade visual e ainda a construção de antecâmaras.

Ficha Técnica
MERCANTIL FINASA

Local:  R. Líbero Badaró, 377 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01010-001

Serviço: Retrofit da fachada e fixação das placas de mármore;Execução de peitoril e antecâmaras.

Edifício tombados pelo poder público (CONPRESP/CONDEPHAAT) merecem uma avaliação especial. Este tipo de serviço busca resgatar as características originais do edifício em questão, e para tanto, necessita de mão de obra especializada e um estudo histórico do momento da construção.

Ficha Técnica

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (MASP)

Local: Av. Paulista – São Paulo – SP

Serviço:  Restauro

Execução de reforço estrutural em fibra de carbono e recomposição de lajes e vigas na Pontifícia Universidade Católica (PUC) localizada no bairro de Perdizes, na cidade de São Paulo. O reforço estrutural com fibra de carbono garante excelentes resultados, com tecnologia e menores transtornos na execução. Ela se caracteriza pela alta resistência, baixo peso próprio, grande durabilidade e capacidade de assumir formas complexas. Nossa equipe aceita desafios com alta complexidade, pronta para interferências urgentes ou simples correções! No geral, os edifício apresentam anomalias, causadas as vezes por falta de manutenção, mal uso ou projeto inadequado. Normalmente se apresentam como aparecimento de fissuras, oxidações das ferragens e deslocamento do revestimento, colocando muitas vezes em risco usuários e transeuntes.

Ficha Técnica

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (PUC)
Local: Perdizes, São Paulo – SP
Serviço: Reforço estrutural em fibra de carbono

 

A Dupont Brasil é um complexo de edifícios, localizado na região de Alphaville, que sedia a empresa no país. Possui uma arquitetura brutalista com presença marcante do concreto aparente e grandes brises solei. O Laudo Técnico viabiliza a definição de um escopo básico de serviços e equipara a concorrência entre empresas que orcem sua execução. A partir dele, são obtidas informações necessárias para a compreensão da abrangência da obra que deverá ser feita, a urgência de execução e as sugestões para tratamento das patologias encontradas. Este estudo foi realizado por especialistas da Refix Engenharia que diagnosticaram quantificaram e especializaram as patologias existentes em todas as fachadas, por meio de planilhas, desenhos técnicos, peças gráficas e relatórios fotográficos. Os prédios da Sede da Dupont Brasil possuem cunho industrial, o que os tornam um ambiente diferenciado, extremamente regulamentado com horários distintos e rígidas normas internas de segurança do trabalho. A Refix Engenharia não só atendeu a todos os requisitos formais exigidos durante a contratação como prestou um exímio trabalho.

Ficha Técnica

DUPONT BRASIL
Local: Alphaville / Barueri – SP
Serviço: Laudo Técnico das patologias

Independentemente do tipo de revestimento, todas as fachadas estão sujeitas ao surgimento de patologias. A solução para estes problemas pode vir aliado à um Retrofit. A estratégia executada na obra no Cond. Ed. Eloy Chaves é um ótimo exemplo disso. Naquele ano, a sua localização privilegiada, perto do final da Paulista com a Rua da Consolação, na Praça do Ciclista, foi o cenário de fundo de diversas manifestações, o que evidenciou o edifício em muitas mídias. O desafio era aproveitar a oportunidade de tratar as patologias para mudar as fachadas por meio de uma ideia inusitada, sem aumentar o orçamento. E assim foi feito, enquanto a recuperação revitalizou os pontos comprometidos, o Retrofit valorizou a fachada. O projeto foi inspirado nos edifícios de Chicago e explora a espacialidade dos antigos elementos arquitetônicos a partir de novas texturas e cores. A visual muda conforme o ângulo de observação em que, um lado há o negativo da cor do outro e na frente, há uma crômica de tonalidades de cinza. O efeito faz com que o pedestre, ao caminhar, mantenha a atenção nas visuais sugeridas pelo edifício.

Ficha Técnica

COND. ED. PAULISTA PARK
Local: Avenida Paulista
Serviço: Retrofit das fachadas; recuperação e pintura

Um dos problemas mais recorrentes em edifícios da atualidade é o descolamento do antigo revestimento dos pilares. A obra do Edifício Paulista Park teve início a partir da busca de soluções para este mesmo ocorrido em seus pilares do tipo lambri. A princípio, a Refix Engenharia ficou responsável por zelar pela segurança do prédio ao retirar todos os trechos indicados com risco iminente de queda e ao implantar tela fachadeira e estruturas de bandejamento. Após o incidente, percebeu-se que o edifício apresentava patologias crônicas ao longo da fachada e da caixilharia. Foi realizado, então, um laudo técnico para diagnosticar os reais problemas e a possível troca dos elementos da fachada. A partir desta análise criteriosa, foi possível definir um escopo básico de serviços para revitalizar o edifício. O projeto proposto buscou explorar a espacialidade dos componentes existentes a partir de novas texturas e cores, partindo do novo aspecto estético proporcionado pela instalação de placas de ACM e de um completo tratamento dos peitoris das fachadas e das dependências internas do pavimento térreo do edifício.  

Ficha Técnica

COND. ED. PAULISTA PARK

Local: Rua Augusta

Serviço:  Retrofit total da fachada; instalação de caixilharia entre vãos e ACM; recuperação e pintura; demolição de andar sobressalente e execução de telhado; readequação da calçada e adequação a norma de acessibilidade; execução de jardim vertical.

Em 1993 foi realizada a recuperação das fachadas e fixação das placas em granito do Shopping Eldorado localizado na Av. Rebouças, esquina com Av. das Nações Unidas, no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo.

Ficha Técnica

Shopping Eldorado

Local: Av. Rebouças x Av. Nações Unidas – Pinheiros – São Paulo – SP

Serviço: Recuperação da fachada, fixação das placas em granito

Execução de duas escadas de emergência no Condomínio Edifício CBI e Esplanada, atendendo aos 33 andares e 50 mil m² de área construída. Os desafios de logística e as grandes intervenções em edifícios habitados fazem com que algumas obras se caraterizarem como especiais. A Refix Engenharia adquiriu, ao longo dos anos, grande experiência em atuar nesse segmento, pois dispõe de equipes e tecnologias capazes de viabilizar obras complexas com eficiência e qualidade. As fundações e a estrutura de sustentação foram construídas em concreto armado, e a escadaria com mais de 60 andares (divididos em duas escadas), foi construída em estrutura metálica de aproximadamente 500 toneladas. Além disso, este edifício é um exemplo de obra que se beneficiaram da isenção de IPTU por meio da lei 12.350/97 na qual edifício tombados pelo Poder Público (CONPRESP/CONDEPHAAT) podem receber isenção de 100% do IPTU por período de até 10 anos. 

Ficha Técnica

COND. ED. CBI E ESPLANADA

Local: Rua Formosa/ Vale do Anhangabaú – São Paulo – SP

Serviço: Construção de duas escadas de emergência

A Refix Engenharia desenvolveu um novo sistema para execução de Retrofit das fachadas, o qual ficou denominado Retrofix.  Basicamente o sistema consiste em reformar a fachada com a instalação de placas revestidas previamente fabricadas. Essas placas são instaladas sobre as fachadas existentes, através de fixação com chumbadores de aço inox, estrutura de alumínio, placa cimentícia e revestimento final (podendo ser pastilha, textura ou outros). Os benefícios da utilização desse sistema são a agilidade na execução dos serviços, fácil manutenção, conforto termoacústico e maior qualidade do produto final. Este sistema foi utilizado para o Retrofit das fachadas no Condomínio Edifício Alexandre Balbo, além de recuperação estrutural e aplicação de novo revestimento por meio do sistema do sistema Retrofix de fachada sobre fachada.

Ficha Técnica

CONDOMÍNIO EDIFÍCIO ALEXANDRE BALBO

Local: Rua Consolação – São Paulo

Serviço: Retrofit das fachadas, recuperação estrutural e aplicação de novo revestimento através do sistema fachada sobre fachada

Edifício Numa de Oliveira, obra que está marcando a Avenida Paulisa(SP)
Realizamos a manutenção das ripas de alumínio e o mais importante a instalação das placas de ACM.
Foi escolhido essa imagem como forma de homenagem à Dona Mirthes, criadora do “piso Paulista”.

Ficha Técnica

COND. ED. NUMA DE OLIVEIRA

Local: Avenida Paulista/ São Paulo – SP

Serviço: Retrofit

Algumas de nossas obras