A princípio, todas instalações elétricas são constituídas por componentes e equipamentos que possibilitam o funcionamento de aparelhos elétricos, através de uma fonte geradora de energia. A rede é composta por esses condutores elétricos, todos fixados em grupos separados por aparelhos de ligação, é a explicação da utilização de uma rede elétrica.
Nesse sentido essas instalações elétricas são constituídas como: instalações elétricas industriais, instalações elétricas prediais e comerciais. É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Confira!
Saiba o que são instalações elétricas
Quando o assunto é instalações prediais, o sistema que controla a rede é desenvolvido por interruptores para que sejam acendidas as lâmpadas e funcionem tomadas para os aparelhos. Dessa maneira, mesmo que os conduítes sejam itens de plásticos é necessário que tenham qualidade. Sua instalação é efetuada cogitando não só o funcionamento das lâmpadas e tomadas, mas também, nas luzes gerais do prédio, eletricidade para os portões, elevadores e outros sistemas. Com isso, para essas instalações é necessário impor um conjunto de proteções, painéis de controles, condutores elétricos e complementos instalados de acordo com as normas técnicas específicas. Assim, uma ação necessária contra problemas é elaborar previamente um projeto de instalação elétrica, logo, as instalações elétricas são mais apropriadas e não oferecem riscos aos moradores.
Siga o planejado
Ao usar os cabos corretos para efetuar a instalação você evitar diversas questões na rede elétrica. Casualmente, coisas que não são responsabilidades do morador podem ocorrer, como uma sobrecarga em um gerador de energia.
Sobrecarga e sobretensão e subtensão
Contudo, a sobrecarga pode ser estabelecida como uma elevação na corrente, e sua maior característica é que ocorre depressa. Por outro ângulo, a sobretensão pode ocorrer por um problema tanto externo quanto interno. No externo, a carga pode passar dos valores habituais, já a interna pode ser uma consequência de cortes repentinos ou problemas nas instalações. A subtensão é uma queda no valor da tensão elétrica.
Curto-Circuito
Por fim, o curto-circuito pode ser causado por alguma falha na instalação, por um contato de um condutor positivo e negativo. No momento em que a instalação é planejada, diversas questões são evitadas, por esse motivo é necessário que toda sua obra seja realizada por profissionais especializados e preparados para eventuais problemas.