O conceito do retrofit nas instalações antigas, com o intuito de melhorar e valorizar as edificações com tecnologia e segurança.

A princípio, o retrofit é a técnica de revitalização de instalações antigas que procura modernizar o espaço, retificar problemas e deixá-lo mais seguro e adequado para os usuários. O profissional tem a função de realizar um novo projeto, executando os mesmo conceitos, mas utilizando atualidades tecnológicas e materiais.

Contudo, criar um projeto do 0 é muito trabalhoso e é por esse motivo que o retrofit tem se mostrado uma opção rentável, os profissionais da arquitetura e engenharia sabem bem os desafios de uma construção.

Além disso, o retrofit reduz custos e também auxilia na recuperação de prédios históricos e na revitalização de espaços urbanos.

O que é retrofit?

Nesse sentido, o retrofit é efetuado em edificações e pode abranger a inovação de instalações elétricas, hidráulicas, estruturas, revestimentos e fachadas. O principal objetivo do retrofit é liberar espaço para as novas inovações e transformar o lugar mais seguro, sem remover suas características naturais. Esse processo é muito aplicado na Europa, já que as obras de lá são mais antigas.

Diferença entre retrofit e restauro

Primeiramente, a principal diferença entre retrofit e restauro é que, na primeira citação, permanece uma preocupação em conservar as particularidades iniciais do projeto. Além, de geralmente o processo de retrofit ser considerado mais caro, já que demanda uma contratação de mão de obra especializada. Outro aspecto, é que o retrofit é aplicado em métodos de revitalização de grandes áreas urbanas.

Fases de um projeto de retrofit em edificações

  • Demolição controlada;
  • Reforço na estrutura;
  • Fechamento;
  • Acabamentos;
  • Modernização e substituição de elétrica e telefonia;
  • Ar condicionado e hidráulica;
  • Revestimento e piso;
  • Fachada;
  • Atualização de normas de segurança.

Vantagens do retrofit

  • Amplia a sustentabilidade das edificações, já que os materiais podem ser trocados por versões sustentáveis.
  • Desenvolve instalações customizadas e modernas.
  • Revitaliza espaços urbanos.
  • Na Imobiliária o projeto ficar mais valorizado.

O que é retrofit de fachada?
 O retrofit pode ser utilizado em diversas partes de uma edificação, garantindo mais conforto, diminuição de custos e segurança. Esse procedimento é um dos mais solicitados incluso nesse projeto. Uma das fundamentais atualizações que podem ser efetuadas no retrofit de fachada é a troca dos vidros, modificando por um material que obtenha controle solar. Com essa substituição, é possível melhorar o conforto térmico, diminuindo o uso de energia e desenvolve uma estética melhor para a construção.

Como é realizar um projeto retrofit?

Antes de iniciar um processo de retrofit de fachada, o profissional precisa fazer um briefing especializado para o cliente. O passo inicial, é compreender quais componentes o proprietário deseja preservar para estabelecer os cuidados necessário durante o procedimento.

Com isso, outro ponto necessário é pesquisar os melhores materiais e parceiros que são preparados para esse trabalho. Portanto, o profissional deve ser atento entre a combinação das cores para que os antigos e novos elementos para que obtenha harmonia entre todos os componentes e o resultado seja como o esperado.