A princípio, no domínio da construção civil a brita é um material indispensável na fabricação de concretos, edificação de empreendimentos comerciais e habitacionais. É elaborada a partir de fragmentos de rochas maiores extraídas de pedreiras por meio de processos de explosão ou perfuração. Contudo, antes de chegar ao canteiro de obras, a brita transita por detalhado processo de qualificação industrial. 

Atualmente, quase não é possível detectar o desperdício de brita pelas construtoras, usinas e concreteiras. É utilizada completamente nas estruturas no qual faz-se indispensável. 

Confira:

Os principais tipos de brita

Pó de brita

Como o nome mesmo já diz, o pó de brita é um tipo de brita com textura bem fina. Dessa maneira, por possuir uma malha de 5mm é bastante ágil de moldar, é usada no calçamento de pisos pré-moldados e paralelos, na confecção de pré-moldados, argamassa, assentamento e emboço e também como estabilizador de solo. 

Brita n°0

Nesse sentido, a brita n°0 também é conhecida como ‘pedrisco’, contém uma malha de 12mm. Pelo seu tamanho pequeno, essa brita é muito usada na produção de vigas e vigotas, blocos de concreto para construção e fundação, paralelepípedos de concretos, lajes pré-molduradas e também para confecção de blocos, bloquetes, tubos e manilhas. 

Brita n°1

Ela possui uma malha de 24mm, e é o tipo de brita mais utilizado pelas construtoras, isso porque o seu tamanho é propício para a produção de concreto para colunas, lajes e vigas. Com isso, esse estilo de brita é utilizado, inclusive, em edificações de grande porte, como espaços comerciais e prédios. 

Brita n°2

Dessa forma, quando as construtoras necessitam de um concreto mais resistente, eles procuram a brita n°2. Isso porque ela possui uma malha de 30mm, que é capaz de resistir o peso de uma infraestrutura muito pesada. É normalmente usada na fabricação de concreto bruto e na construção de fundações e pisos de grande espessura. 

Brita n°3

A brita com malha de 38 mm, não é usada em obras gerais da construção civil, como a construção de residências e prédios. Com a dimensão maior, é aplicada com obras de aterramento, instalação de drenos e nivelamento de malhas ferroviárias.

Brita n°4 e 5

Os dois tipos de brita possuem malhas que variam de 50 a 76mm e 76 a 100mm. Em consequência do seu tamanho elevado, elas são aplicadas no reforço de subleito de pistas e tráfego intenso, podem ser utilizadas também em fossas sépticas, sumidouros e estações de tratamento de esgotos.

Outros tipos de brita

Rochão

É um tipo de brita não classificada, é comercializada sem passar pelo método de qualificação industrial. É praticamente uma pedra bruta, alcançada na primeira britagem na pedreira. O seu tamanho é adequado para ser utilizado na produção de calçamento de ruas.

Bica corrida

A rita corrida também é um tipo não classificado, assim como o rachão. Ela também é adquirida na primeira britagem, sem passar por um processo de lavagem e separação por peneiramento. É bastante utilizada em bases, sub-base de pavimentos usada na regularização de áreas.